
Diversidade de Género
O Escutismo para todos luta pela diversidade de género no escutismo, procurando dar a todos os mesmos direitos e deveres e renunciando aos valores tradicionais associados aos papeis de género.
Da escolha dos cargos, à distribuição de quem vai carregar o armário pesado da sala, a igualdade é um desafio diário, com a qual devemos formar jovens que podem sonhar, independentemente do seu sexo.
Porquê colocar os rapazes e as raparigas em tendas separadas? Porquê proibir as raparigas de usarem bikini? E porque não podem os rapazes usar saia? É para nós importante acabar com tabus e alterar as normas relativas ao uniforme, que limita a utilização de peças de vestuário a um determinado sexo.
Propostas
Alterações ao "Regulamento dos Uniformes, Distintivos e Bandeiras"
-
Alteração ao ponto 6.2 do artigo 1.º da secção 1 do capítulo I: ao invés de "Para os associados femininos" substituir por "Para todos os associados" deixando de restringir o uso da saia a associados femininos.
-
Alteração ao ponto 6.3 do artigo 1.º da secção 1 do capítulo I: ao invés de "Para os associados femininos" substituir por "Para todos os associados" deixando de restringir o uso da saia-calça a associados femininos.
-
Alteração ao ponto 8.2 do artigo 1.º da secção 1 do capítulo I: ao invés de "Aos associados femininos" substituir por "Para todos os associados" deixando de restringir o uso de "meias de cor natural" a associados femininos.
-
Alteração aos pontos 1 e 2 do artigo 7.º da secção 1 do capítulo I: retirar as recomendações existentes para os uniformes de protocolo dos representantes masculinos e femininos tornando-as duas opções livres.
Alterações ao "Regulamento Escutismo Movimento Seguro"
-
Não limitar as tendas só a rapazes ou só a raparigas, educando os jovens para o respeito mútuo e consciente em ambiente escutista.
Outras alterações
-
Impedir que os agrupamentos, núcleos e regiões possam limitar o uso de fato de banho em atividades em que seja necessário o uso de roupa de banho.